O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança.
Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O jogo com regras pressupõe a existência de parceiros e um conjunto de obrigações (as regras), o que lhe confere um caráter eminentemente social. Eles podem ser os próprios jogos populares da cultura infantil, ou outros quaisquer criados pelos professores. O que marca a diferença entre os jogos de regras e outros jogos quaisquer é que os professores devem, ao aplicá-los em suas aulas, iniciá-los com o mínimo possível de regras. A cada conflito surgido entre os alunos, justamente por estarem faltando regras, o professor deve interromper a aula e, em breve tempo, ajudar os alunos a construir uma regra.
A Casinha Feliz estuda os meios cientificamente comprovados e tenta levá-los para suas práticas, dentre esses meios estão os jogos que fazem parte do cotidiano infantil alegrando os pátios e as salas de aula das mais diversas formas.
Vamos ver como isso acontece?
segunda-feira, 8 de março de 2010
Jogos dirigidos na Educação Infantil
Posted in  | 
11:55 | by Casinha Feliz
Assinar:
Postar comentários (Atom)

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário