This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 9 de março de 2010

Conceitos matemáticos na educação da primeira infância

Círculos grandes, círculos pequenos


Alguns conceitos matemáticos devem ser ensinados na educação da primeira infância, sendo um deles as noções de tamanho: maior/ menor; grande/pequeno. Os campos matemáticos que, internacionalmente, alicerçam a aprendizagem da matemática são: numérico, espacial e o campo das medidas. Ambos não devem ser ensinados isoladamente, mas com um olhar plural (PEREIRA, 2007), compreendendo que eles devem servir como caminha e não como fim em si mesmo.

Nós procuramos trabalhar com várias possibilidades que possam favorecer aos pequenos aprendentes, desde o seu desenvolvimento psicomotor até sócio-cultural.
Buscamos meios que possam localizar esses conceitos no cotidiano infantil, uma vez que ao analisarmos a palavra matemática, de origem grega, encontramos na literatura que ela é a união entre máthema que significa "estudo", "conhecimento", "ciência" e deriva de manthánõ, que significa "aprender", "estudar"; adicionada a thica que significa "vida". Então podemos concluir que em sua origem a matemática é o estudo ou o conhecimento da vida.


Assim sendo, nada melhor do que buscar os círculos onde eles estão, comparar suas utilidades, tamanhos, cores e buscar outras aplicações relevantes para a vida das crianças, dessa forma eles ajudarão a criança a apropriar-se, tanto dos campos matemáticos como dos demais conhecimentos que lhe ajudará no seu desenvolvimento integral.

Estamos estudando as cores primárias, medidas de grandeza, coordenação motora manual e geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário