Círculos grandes, círculos pequenos
Alguns conceitos matemáticos devem ser ensinados na educação da primeira infância, sendo um deles as noções de tamanho: maior/ menor; grande/pequeno. Os campos matemáticos que, internacionalmente, alicerçam a aprendizagem da matemática são: numérico, espacial e o campo das medidas. Ambos não devem ser ensinados isoladamente, mas com um olhar plural (PEREIRA, 2007), compreendendo que eles devem servir como caminha e não como fim em si mesmo.
Nós procuramos trabalhar com várias possibilidades que possam favorecer aos pequenos aprendentes, desde o seu desenvolvimento psicomotor até sócio-cultural.
Buscamos meios que possam localizar esses conceitos no cotidiano infantil, uma vez que ao analisarmos a palavra matemática, de origem grega, encontramos na literatura que ela é a união entre máthema que significa "estudo", "conhecimento", "ciência" e deriva de manthánõ, que significa "aprender", "estudar"; adicionada a thica que significa "vida". Então podemos concluir que em sua origem a matemática é o estudo ou o conhecimento da vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário