This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 9 de março de 2010

A magia de ouvir e contar histórias!

Qual é o adulto que não se recorda com enorme prazer dos momentos de magia da infância, quando o pai, a mãe, tios e avós convidavam para contar aventuras de príncipes e princesas, fadas, bruxas e animais falantes?


A Casinha Feliz a partir dos dois anos de idade, assume seu papel diante da função social da leitura e escrita buscando na família a parceria indispensável nesse processo de compreensão do que há por trás das letras. Nossas metas prioritárias são: alimentar o prazer pela leitura, realizar trocas afetivas, estimular a segurança, desenvolver a criatividade, trabalhar a linguagem oral e escrita, ampliar o vocabulário e a visão de mundo e ainda oferecer estímulos para os futuros leitores e escritores de histórias.

Uma história deve ser contada emocionalmente e não simplesmente apresentado o seu enredo. O Teatro de Fantoches é um dos excelentes meios para tal e é muito apreciado pelas crianças! Contar uma história é fazer as crianças sentir-se identificadas com os personagens, é movimentar o mundo da fantasia, onde cada um possa criar ou recriar o seu papel, vivenciando-o com a intensidade e a necessidade do momento!

A representação da imagem mental, que acontece quando a criança ouve uma história é um instrumento poderoso no desenvolvimento do seu pensamento. É nesse momento que os pequenos estão recebendo novos elementos para facilitar sua socialização e oralidade

"O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora"

Bamberger


Dica para os PAIS: A escritora infantil e juvenil Alice Vieira considera que, mesmo que estejam muito cansados, os pais não devem deitar os seus filhos sem primeiro lhes "administrarem uma dose diária de histórias", alguns psicólogos e escritores são unânimes em defender que são os pais os melhores contadores de histórias, outros pesquisadores defendem a importância das "horas do conto" e a dedicação de alguns minutos por dia a essa prática, pois os benefícios parecem compensar: contar histórias desenvolve o intelecto e a afetividade das crianças, além de criar laços entre gerações.

Mário Quintana diz, sabiamente, que: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.”

E nós acreditamos em todos eles e trazemos para nossa prática diária seus pensamentos e convicções!

Dia Internacional da Mulher! Parabéns Mulher!!!

A Casinha Feliz resolveu comemorar esse dia de uma forma diferente. Convidamos uma mãe para ser nossa modelo e aproveitamos para trabalhar diversos aspectos referentes ao corpo e à importância da mulher em nossa sociedade! Primeiro, convidamos Raimunda e Fernanda, mães de Nahuel e Arthur, para participar conosco dessa atividade e elas aceitaram com muita alegria! Elas foram contornadas por tia Marilia e observada pela Turma do Afeto. O segundo passo foi observar a imagem de um corpo retirado de revista e buscar nele o que faltava na silhueta das mamães.

E os demais passos, vamos acompanhar pelas fotos...


Fernanda, mãe de Arthur, sendo contornada por tia Marília.


Uma pose e um carinho especial da mãe durante a atividade!

A silhueta está pronta, agora chegou a vez das crianças!

Que tal trabalhar noções de tamanho dessa forma?

Chegou a hora de pintar Fernanda e dar ao corpo um sentido especial!

Pintar com as mãos e com afeto no coração!

Trabalhar em equipe é uma marca para toda a vida.

Que bom aprender sobre o corpo humano dessa forma!

Olhinhos fixos nos contornos e muita tinta nas mãos
para pintar a pele!

Agora chegou a hora de vestir Fernanda, ela usava blusa preta e calça jeans, quando foi contornada e as crianças optaram por usar as cores das roupas originais.

As cores também é tema de estudo dessa turminha e que bom
poder conhecê-las dessa forma!

O que forma um rosto? Vamos observar os colegas e completar...

Juntos, eles vão descobrindo e completando todos os detalhes.

Aqui está Fernanda, decorando nossa escola e prontinha para
servir de porta recados para todas as mulheres especiais!


Chegou a vez de Raimunda, mãe de Nahuel

Vamos trabalhar com os mesmos passos acima...

Nahuel, experimentado o molde da mãe!
Será que são do mesmo tamanho?
No comprimento falta um pouquinho, mas no coração mãe e filho são gigantes!


A obra estará exposta em nossa escola e nela as pessoas serão convidadas a deixarem recados para homenagear as mulheres especiais em sua vida!

E você quer deixar um recado aqui no blog para homenagear uma mulher pra lá de especial em sua vida? Então poste um comentário!

Pintar, picar papel e colar...


Estamos apresentamos algumas experiências de aprendizagens vivenciadas por um grupo de alunos AFETUOSOS, mais do que especiais, eles são encantadores!!!
Eles são capazes de expressar, por meio da arte, a alegria intensa de aprender a aprender todos os dias, cada qual com suas expectativas e realizações, cheio de encantamento e desafios.
Nas fotos eles estão trabalhando o fundo com a cor vermelha, que estão estudando, e depois picarão papel para colar nesse espaço.



A coordenação motora manual está sendo aprimorada através dos desenhos livres, utilização de massa de modelar, rasgando papéis...

Complementação de gravuras


Complementar gravuras tem amplo significado na Educação Infantil. Um deles é re-significar o desenho de acordo com o que está sentindo e/ou compreendendo da figura proposta. Nesse tipo de atividade a criança é convocada a criar um cenário que esteja em harmonia com o tema proposto pela imagem. Ela é incentivada a criar, a expressar sua compreensão por meio do desenho e a soltar a sua imaginação!
E elas amam fazer esse tipo de exercício!

Assistir desenhos animados sobre AMIZADE

A TV Cultura é um canal de referência para a educação e por isso em nossas aulas optamos por alguns desenhos que possam ensinar algo para nossas crianças.
No caso do Pin Gu melhores amigos, aproveitamos para refletir sobre sobre um dos valores humanos, em especial, que é a AMIZADE.




E os olhinhos fixam a telinha com muita atenção!

E se uma musiquinha apareça como fundo musical,
a turma começa a se levantar para cair no ritmo, ou melhor na dança!

E tudo isso gera aprendizado para essa criançada.

Conceitos matemáticos na educação da primeira infância

Círculos grandes, círculos pequenos


Alguns conceitos matemáticos devem ser ensinados na educação da primeira infância, sendo um deles as noções de tamanho: maior/ menor; grande/pequeno. Os campos matemáticos que, internacionalmente, alicerçam a aprendizagem da matemática são: numérico, espacial e o campo das medidas. Ambos não devem ser ensinados isoladamente, mas com um olhar plural (PEREIRA, 2007), compreendendo que eles devem servir como caminha e não como fim em si mesmo.

Nós procuramos trabalhar com várias possibilidades que possam favorecer aos pequenos aprendentes, desde o seu desenvolvimento psicomotor até sócio-cultural.
Buscamos meios que possam localizar esses conceitos no cotidiano infantil, uma vez que ao analisarmos a palavra matemática, de origem grega, encontramos na literatura que ela é a união entre máthema que significa "estudo", "conhecimento", "ciência" e deriva de manthánõ, que significa "aprender", "estudar"; adicionada a thica que significa "vida". Então podemos concluir que em sua origem a matemática é o estudo ou o conhecimento da vida.


Assim sendo, nada melhor do que buscar os círculos onde eles estão, comparar suas utilidades, tamanhos, cores e buscar outras aplicações relevantes para a vida das crianças, dessa forma eles ajudarão a criança a apropriar-se, tanto dos campos matemáticos como dos demais conhecimentos que lhe ajudará no seu desenvolvimento integral.

Estamos estudando as cores primárias, medidas de grandeza, coordenação motora manual e geral.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Brincando com círculos e a cor vermelha

Na Educação Infantil os alunos aprendem sobre as formas geométricas e sua aplicação no cotidiano. Eles também brincam com as cores primárias das formas mais divertidas possíveis!


Iniciamos nosso estudo com as cores: vermelha e amarela. Utilizamos guache, papéis figuras e formas geométricas para trabalharmos o conteúdo.

Comparam círculos grandes e pequenos.

E vão elaborando conceitos matemáticos...

Atividades livres que proporcionam alegria...

A hora do jogo não deve sofrer intervenção direta do professor, ele deve ser apenas um observador, mas com um olhar sempre atento para quem lhe procura pedindo orientações e/ou para redefinir suas estratégias de ensino tornando-as mais eficientes.


É importante oferecer variedade de materiais para que a criança possa
fazer escolhas de acordo com suas necessidades.

Cada mundo, cada pensar, cada interesse em particular precisa ser
considerado para produzir aprendizagens significativas.


Modelar vai muito além dos princípios motores.






O ato de modelar pode ajudar as crianças a trabalharem melhor com suas emoções.

Pode estimular a criatividade e a liberdade de expressão.


Pode acalmar e distrair!



Pode dar formas as coisas e aos pensamentos!


Pode apoiar as descobertas infantis!

Estimular a coordenação motora.

Também serve para trabalhar as cores.

Para criar novas situações, novos cenários...

E serve para trazer alegria, por isso deve estar sempre presente!!!